SIGA-NOS:

Notícias



Vereadores decidem sobre veto a projeto sobre empresas terceirizadas

Sessão Ordinária da terça-feira começa as 15 horas e tem transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da NET, Facebook e YouTube) e reprise na Uniara FM (100,1 MHz), a partir das 21 horas


Os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara decidem se acatam ou rejeitam o Veto Total, dado pelo prefeito, ao Projeto de Lei nº 297/2019, de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB), que obriga as empresas terceirizadas vencedoras de licitação, e que prestam serviços aos órgãos públicos do município de Araraquara, da Administração Direta ou Indireta, Câmara Municipal, autarquias e empresas de economia mista, a publicar o nome dos sócios e dos empregados da empresa, além de seus cargos e jornada de trabalho, no Portal da Transparência. Na apresentação do projeto, o parlamentar justificou que “a partir do momento em que uma empresa privada recebe verba pública, ela deve passar pelos mesmos critérios que a Lei de Acesso à Informação aplica ao setor público. A obrigatoriedade de divulgar informações minuciosas sobre as empresas contratadas certamente traria mais transparência à gestão pública e dificultaria a prática de favorecimento de familiares e a contratação de pessoas sem qualificação em troca de favores políticos”.

Segundo mensagem que acompanha o Veto, parte das informações indicadas pelo projeto já seriam disponibilizadas pelo Portal da Transparência da Prefeitura. Outras referências, que justificariam o veto, também constam do documento, como o direito constitucional à privacidade dos empregados dessas empresas particulares, até mesmo por atuarem em áreas sensíveis à segurança deles próprios, como vigilância, segurança e informática, por exemplo. A Prefeitura ainda apresentou uma repercussão geral manifestada pelo Superior Tribunal Federal, no ano de 2011, sobre o assunto. Além disso, o prestador de serviço terceirizado não está obrigado a destinar sempre o mesmo empregado para executar os serviços, ainda mais se for considerado que o trabalho poderá ser contratado por períodos superiores a um ano. Há, ainda, a justificativa de que a plena execução da lei e a coleta constante de informações e sua publicação causariam aumento dos recursos destinados à fiscalização de tais contratos, já que podem estar atuando, até mesmo, milhares de trabalhadores ligados aos serviços terceirizados. O texto do Veto está neste link.

A Sessão pode ter a inclusão de outros projetos para discussão, como, aliás, tem ocorrido nas anteriores. A Ordem do Dia tem ainda dois pedidos para inclusão de textos jornalísticos no Arquivo Histórico da Câmara, um depositário de registros dos fatos do cotidiano da cidade. Thainara Faria (PT) e José Carlos Porsani (PSDB) fazem o pedido para as matérias "Taxa de Mortalidade Infantil em Araraquara cai para 6,5; a metade do índice nacional" e "Flor, a mulher mais velha de Araraquara, completa 107 anos", publicadas, respectivamente, no jornal "Folha da Cidade" e na Revista Comércio, Indústria e Agronegócio. (Requerimento nº 575/2020 e Requerimento nº 615/2020).


Publicado em: 03 de agosto de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Domingo no Parque

18 de setembro de 2020

Domingo no Parque apresenta, neste domingo (20), contação de histórias com Márcio Rocha e Samantha Caetano, às 16h30, e forró e xote, com Trio Rapadura com Farinha, no YouTube.



Choro das Águas

18 de setembro de 2020

O Choro das Águas deste sábado (19) apresenta contação de histórias com Márcio Rocha e Samantha Caetano, às 16h30, e homenagem a Raul Seixas, com Josafá Dantas e convidados, às 17 horas, no YouTube.



Festival de Dança

18 de setembro de 2020

O 20º Festival Internacional de Dança de Araraquara tem início neste sábado (19), em formato digital, oferecendo lives com artistas e pesquisadores, minicurso, lançamento de livro e exibição de aud...



Ação solidária

18 de setembro de 2020

A Matriz de São Bento promove, neste sábado (19), uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis em sistema drive-thru, das 9 às 14 horas, na Rua Padre Duarte (Rua 4), atrás da igreja.



Média móvel

18 de setembro de 2020

O Comitê de Contingência do Coronavírus informa que a média móvel de casos de Covid-19 em Araraquara, esta semana, é de 39,4 por dia e reforça a necessidade de manter medidas de higiene, uso de más...



Ocupação de leitos

18 de setembro de 2020

Taxa de ocupação de leitos por Covid-19 em Araraquara: 48% em enfermaria e 34% em UTI; Santa Casa: 90% em enfermaria e 90% na UTI; Hospital de Américo Brasiliense: 100% em enfermaria e 100% na UTI;...