SIGA-NOS:

Notícias



Problemas com CERs são discutidos na Secretaria da Educação

De acordo com a secretária, soluções já estão agendadas ou em andamento


O vereador Roger Mendes (Progressistas) esteve recentemente reunido com a secretária municipal de Educação, Clélia Mara Santos, para dialogar sobre algumas demandas que chegaram até ele sobre a situação de alguns Centros de Educação e Recreação (CERs). Uma delas refere-se ao “Cyro Guedes Ramos”, localizado no Santa Angelina, fechado temporariamente para manutenção, reparo e demais melhorias, principalmente por conta do surgimento de escorpiões, o que fez com que os alunos mudassem para uma unidade temporária.

Quanto ao CER “Cyro Guedes”, Clélia Mara explica que a Prefeitura obteve uma contrapartida de um loteamento nas proximidades do Dhama que contemplou a reforma do referido centro de recreação. “Basicamente se gastou com solo, troca e aprofundamento da tubulação, para tentar dar uma imunidade por conta do surgimento dos escorpiões, motivo pelo qual as crianças saíram de lá, além da revisão em toda parte elétrica.”

A secretária também informou que aproveitaram para fazer a revisão de todas as tubulações e a ampliação da cozinha da unidade, além da adequação dos banheiros das crianças e dos funcionários. Clélia afirma, no entanto, que a cobertura dessa contrapartida não foi suficiente para fazer a parte externa. “Há uma rampa que dá acesso ao parquinho e é inadequada, pois foi construída há muitos anos e sem normas, pois na época ainda não existiam as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) regulando qual deveria ser a profundidade, enfim, várias questões técnicas. Estamos lá trabalhando com isso, colocando corrimão. Não tem mais um espaço que funcionava como depósito. Contratamos, por meio de um processo interno, mão de obra para poder fazer isso, além da revisão da rampa, corrimão de acesso, alguns acertos na área um pouco mais baixa, onde ficam os banheiros que são utilizados pelas crianças. Estamos finalizando essa parte e esperamos entregar o CER em breve. Estamos com uma licitação de mobiliário, pois é necessário que se troque parte do mesmo, que é bem antigo.”

 

CEC Piaquara e Leonor

Quanto ao CEC Piaquara, na Vila Santa Maria, a demanda envolve manutenção, reparo e demais melhorias nas partes estruturais do lugar, já que apresenta diversas rachaduras nas paredes.

Clélia explica que a diretora da unidade assumiu e vai utilizar recursos tanto de transferências do programa federal, como do programa municipal e dos recursos internos da escola, que tem três fontes de financiamento: o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de programa e recursos arrecadados pelo próprio CEC. “Com isso, a diretora, Sônia Regina Moura Santos está fazendo algumas adequações.”

Outra demanda levada pelo parlamentar refere-se ao CER “Leonor Mendes de Barros”. “O ‘Leonor’ tem muitas coisas para fazer. Devem entregar a obra ainda este ano, mas o retorno das aulas deverá acontecer somente no ano que vem”, afirma Clélia.

 

Maria Apparecida e CEC Aléscio

Mendes informou à secretária que várias solicitações de manutenção, reparo e demais melhorias nas partes estruturais do CER “Maria Apparecida de Azevedo Bozutti” também chegaram ao seu gabinete por meio de alguns pais e também de servidores que trabalham no local.

Clélia Mara ressalta que o centro de recreação é uma escola de construção recente, mas com alguns problemas, principalmente por conta do desgaste, e que é preciso fazer reparos e torná-lo próximo do modelo municipal, que é muito bom. “Precisa de adequação de seus espaços. Por mais que o projeto arquitetônico do Pro-Infância seja bom, não é um projeto municipal do ponto de vista de como a gente concebe espaços. É merecedor de uma ampliação e adequação de seus espaços, o que é não é barato e também não há recursos para fazer. Mas a escola não corre riscos.”

A secretária conta que conseguiram, por intermédio do prefeito Edinho Silva (PT), um recurso federal de emenda parlamentar que destinarão ao “Maria Apparecida”.“Estamos aguardando a liberação para que se faça o que é necessário, como salas integradas de recreação, banheiros adequados, um espaço mais arejado para o brincar das crianças, mas não conseguimos fazer agora, precisamos de recursos, fomos buscar e tão logo venha a gente vai, sim, cuidar do CER.”

O vereador também citou o CEC Aléscio, onde, de acordo com reclamações recebidas no gabinete, há problemas com os banheiros, cujas portas estariam quebradas.

Clélia pontua a falta de cuidado no uso dos banheiros. “Tem questões que envolvem como lidar com o cotidiano da escola, como nossos estudantes devem ter respeito pelos espaços que ocupam, pois é de todos. O princípio é ‘você cuida e eu cuido’. Mas também tem o desgaste do tempo.” A secretária diz que vão realizar a reforma nos banheiros. “Vamos fazer com mão de obra própria, não nesse momento, pois estamos em um processo de licitação para a equipe de manutenção e, tão logo esse processo seja concluído, a manutenção necessária será realizada.”

A secretária municipal de Educação ressalta que, além do Cyro Guedes, as obras dos CERs “Profa. Maria Enaura Malavolta”, no Vale do Sol, do “Dona Rosa Ribeiro Stringhett” e do “Leonor Mendes de Barros” deverão ser entregues este ano, mas o retorno das aulas deverá ocorrer em 2020.

 

Assessoria de gabinete do vereador Roger Mendes (Progressistas)


Publicado em: 22 de outubro de 2019

Publicado por: Assessoria Roger Mendes

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Sancionada lei que valoriza a profissão do médico veterinário

14 de novembro de 2019

Em ato solene realizado na sala de reuniões da Prefeitura na quarta-feira (13), o prefeito Edinho Silva (PT) sancionou a lei de autoria do vereador Jéferson Yashuda (PSDB), aprovada por unanimidade...



Concluída retirada de aguapés na represa do Córrego do Lajeado

14 de novembro de 2019

O vereador Jéferson Yashuda (PSDB) esteve, na quarta-feira (13), no local em que foi concluído o serviço de retirada de aguapés da represa do Córrego do Lajeado, localizado no Parque das Laranjeira...



Solenidade celebra 18 anos da Cooperativa Acácia

14 de novembro de 2019

Na tarde de terça-feira (12), o vereador Roger Mendes (Progressistas) participou de um evento histórico para a cidade de Araraquara: os 18 anos de criação da Cooperativa Acácia de Catadores, Coleta...



Problemas da confluência da SP-255 com diversas vias do município seguem sem solução

14 de novembro de 2019

Desde o início do mandato, em 2017, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) tem trabalhado em busca de uma solução para o trânsito em dois trechos da SP-255 (Antônio Machado Sant’Anna). Na tarde de segu...



Quatro academias ao ar livre serão instaladas em Araraquara

14 de novembro de 2019

Foi atendido o pedido do vereador Jéferson Yashuda (PSDB) ao deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) para a destinação de emenda parlamentar de R$ 150 mil voltada à instalação de quatro academias...



Ônibus escolar transporta crianças sem monitor

14 de novembro de 2019

Gritaria, brigas, tapas e chineladas. Este é o cenário descrito por uma mãe ao vereador Rafael de Angeli (PSDB) ao se referir ao ônibus que transporta seu filho do contraturno escolar na Associação...