SIGA-NOS:

Notícias



Indicação pede campanha para orientações sobre podas de árvores

Pedido foi feito pela vereadora Juliana Damus


As árvores são organismos essenciais para o equilíbrio do planeta Terra, principalmente pela realização da fotossíntese, e servem de abrigos às aves. Com a expansão da cidade, o plantio de árvores cresceu e problemas apareceram. Muitas dessas demandas passaram a chegar ao gabinete da vereadora Juliana Damus (Progressistas), em relação à poda de árvores.

“Muitas vezes o Poder Executivo não dispõe de estrutura para realizar este serviço no prazo que seria o ideal para a população. As Leis Complementares n° 14 e nº 354 permitem, mediante requerimento, a execução de corte ou a poda de árvores em vias públicas, desde que a seção competente da Prefeitura tenha avaliado o pedido e procedido à vistoria”, argumenta a parlamentar.

Juliana entende que a prática de poda de árvores sem solicitação ao Executivo decorre muitas vezes da falta de conhecimento das referidas legislações, além da morosidade da execução por parte do poder público. “Em algumas situações, na execução da poda de árvore por parte do munícipe ou outra pessoa de quem ele contrate o serviço, esta pode ocorrer de forma drástica, ou seja, com mutilações e danos irreparáveis à vegetação.”

A vereadora pontua, ainda, que muitos munícipes utilizam profissionalmente o serviço de poda de árvore como sua principal fonte de subsistência e é de suma importância a correta orientação sobre como realizar o serviço, para que não cause danos ao meio ambiente.

Nesse sentido, a parlamentar fez a Indicação nº 2.317/2020 ao prefeito Edinho Silva (PT) para que seja promovida uma campanha para orientação, bem como capacitação dos munícipes, acerca da correta forma de poda das árvores e jardinagem.

“Além disso, é necessário que o órgão competente crie um banco de dados com as informações dos cidadãos que participarem do treinamento, para que, posteriormente, quem for habilitado tenha seu contato disponível para ser fornecido a quem necessitar dos serviços de poda ou jardinagem”, finaliza Juliana.


Outras Notícias

Fique por dentro

Escola do Legislativo promove lives sobre cuidados com a saúde durante a pandemia

18 de setembro de 2020

Em referência à campanha Setembro Amarelo, a Escola do Legislativo da Câmara de Araraquara (EL) promove neste mês debates para conscientizar a população sobre a importância de prevenção ao suicídio...



Domingo no Parque

18 de setembro de 2020

Domingo no Parque apresenta, neste domingo (20), contação de histórias com Márcio Rocha e Samantha Caetano, às 16h30, e forró e xote, com Trio Rapadura com Farinha, no YouTube.



Choro das Águas

18 de setembro de 2020

O Choro das Águas deste sábado (19) apresenta contação de histórias com Márcio Rocha e Samantha Caetano, às 16h30, e homenagem a Raul Seixas, com Josafá Dantas e convidados, às 17 horas, no YouTube.



Festival de Dança

18 de setembro de 2020

O 20º Festival Internacional de Dança de Araraquara tem início neste sábado (19), em formato digital, oferecendo lives com artistas e pesquisadores, minicurso, lançamento de livro e exibição de aud...



Ação solidária

18 de setembro de 2020

A Matriz de São Bento promove, neste sábado (19), uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis em sistema drive-thru, das 9 às 14 horas, na Rua Padre Duarte (Rua 4), atrás da igreja.



Média móvel

18 de setembro de 2020

O Comitê de Contingência do Coronavírus informa que a média móvel de casos de Covid-19 em Araraquara, esta semana, é de 39,4 por dia e reforça a necessidade de manter medidas de higiene, uso de más...