SIGA-NOS:

Notícias



Carreta do ‘Mulheres de Peito’ fica em Araraquara até o dia 21 de dezembro

O vereador Gerson da Farmácia conferiu os serviços oferecidos pelo programa


Até o dia 21 de dezembro, estará estacionada, no Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear), a carreta do programa “Mulheres de Peito”, realizando exames de mamografia gratuitos para mulheres acima de 35 anos.

Para conferir os serviços oferecidos, o vereador Gerson da Farmácia (MDB), presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, esteve no local na tarde de terça-feira (17) conversando com as responsáveis pelos atendimentos e com o coordenador de Assistência Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Edison Rodrigues Filho.

O parlamentar foi informado de que tem sido realizada uma média de 33 atendimentos por dia, com maior demanda no período da manhã. No sábado (14), foram 18 atendimentos. Em um dos dias, foram 50 pessoas atendidas. “Não tem custo algum para o município e ajuda muito, pois divulga e envolve pessoas fora do protocolo do Ministério da Saúde”, entende o coordenador.

Conforme explicou Rodrigues, segundo o protocolo, são priorizadas mulheres acima dos 40 anos. “Por conta disso, muitas mulheres entre 35 e 40 anos têm vindo à carreta. É importante destacarmos que a fila para os exames em Araraquara está praticamente zerada, já conseguimos agendar para a semana seguinte.”

Para ser atendida, basta apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o pedido do médico, no caso de mulheres entre 35 e 49 anos de idade. A partir dos 50 anos, é dispensado o pedido. São distribuídas 50 senhas diariamente no local, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e 25 no sábado, das 9 às 13 horas. No sábado (21), último dia do programa em Araraquara, serão realizados apenas exames complementares de pacientes convocadas durante a campanha. As pacientes com resultados alterados serão encaminhadas para acompanhamento no Ambulatório de Saúde da Mulher, localizado na Avenida Osório, no Centro da cidade.

“Os exames são fundamentais na prevenção do câncer de mama, e é importante conscientizar a população. Muito bacana esse trabalho realizado pela carreta”, analisa Gerson.

 

Confira as fotos aqui


Visualize fotos

Publicado em: 17 de dezembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Domingo no Parque

18 de setembro de 2020

Domingo no Parque apresenta, neste domingo (20), contação de histórias com Márcio Rocha e Samantha Caetano, às 16h30, e forró e xote, com Trio Rapadura com Farinha, no YouTube.



Choro das Águas

18 de setembro de 2020

O Choro das Águas deste sábado (19) apresenta contação de histórias com Márcio Rocha e Samantha Caetano, às 16h30, e homenagem a Raul Seixas, com Josafá Dantas e convidados, às 17 horas, no YouTube.



Festival de Dança

18 de setembro de 2020

O 20º Festival Internacional de Dança de Araraquara tem início neste sábado (19), em formato digital, oferecendo lives com artistas e pesquisadores, minicurso, lançamento de livro e exibição de aud...



Ação solidária

18 de setembro de 2020

A Matriz de São Bento promove, neste sábado (19), uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis em sistema drive-thru, das 9 às 14 horas, na Rua Padre Duarte (Rua 4), atrás da igreja.



Média móvel

18 de setembro de 2020

O Comitê de Contingência do Coronavírus informa que a média móvel de casos de Covid-19 em Araraquara, esta semana, é de 39,4 por dia e reforça a necessidade de manter medidas de higiene, uso de más...



Ocupação de leitos

18 de setembro de 2020

Taxa de ocupação de leitos por Covid-19 em Araraquara: 48% em enfermaria e 34% em UTI; Santa Casa: 90% em enfermaria e 90% na UTI; Hospital de Américo Brasiliense: 100% em enfermaria e 100% na UTI;...