Fone: (16) 3301-0641

Unidade de saúde é inaugurada no Victório De Santi

Recursos são provenientes de emenda viabilizada pela vereadora Thainara Faria


Na sexta-feira (13), foi inaugurada a Estratégia de Saúde de Família (ESF) “Nair Damásio Claudino”, localizada na Avenida Francisco de Paula Lombardi, no Jardim Victório de Santi, região Sudeste da cidade. Foram investidos R$ 750 mil na obra, recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Zarattini (PT), por meio de articulação da vereadora Thainara Faria (PT) e do prefeito Edinho Silva (PT).

A nova unidade foi definida como prioridade do Orçamento Participativo (OP). Com uma área construída de 216,85 m², a ESF conta com sala de espera, corredores de circulação, recepção, almoxarifado, sala de pré-consulta, sala de inalação, consultório ginecológico com sanitário, consultório odontológico, consultório médico, sala de curativo, sala de vacina e demais espaços de apoio.

De acordo com Thainara, a unidade é fruto da mobilização popular. “Desde 2015, quando nem era vereadora, lutei ao lado de diversos moradores para conseguir essa obra. Ao assumir o mandato, conseguimos a oficialização da emenda junto com o deputado. Sei que estou fazendo o que qualquer outra mulher negra faria no meu lugar, a única diferença é que fui a primeira a ter essa oportunidade no município. Por isso, não poderia deixar de homenagear a senhora Nair, que, na sua época, foi uma liderança na luta pelos direitos de seu povo.”

Representando o Legislativo Municipal, o presidente da Câmara Municipal, Tenente Santana (MDB), lembrou o papel da Casa de Leis no projeto. “Há mais de 20 anos, esse bairro precisava de uma unidade de saúde própria, pois a população era atendida no Iguatemi, tendo que andar mais de dois quilômetros. Portanto, quando a propositura da obra defendida pela vereadora chegou na Câmara, todos os parlamentares aprovaram o projeto por unanimidade, tornando esse sonho realidade.”

Zarattini reconheceu a necessidade de se construir uma unidade na região. “A Saúde tem sido nossa prioridade. Destinamos pelo menos 50 % das emendas para essa área tão importante e de acordo com o que é escolhido pelos Orçamentos Participativos. Precisamos trabalhar para a parcela da população que mais necessita. Por isso, atendi a indicação da vereadora e destinei a emenda para esse bairro.”

Edinho aproveitou para destacar a importância do OP. “A Prefeitura precisa sim fazer investimentos na cidade, mas, em Araraquara, tudo vai ser feito conforme escolhido pela população nos OPs, pois é assim que se faz uma sociedade menos desigual. Essa obra foi realizada porque os moradores se mobilizaram”.  O prefeito também comentou a indicação da homenageada: “Se hoje temos uma vereadora, mulher e negra, sentada aqui é porque mulheres como dona Nair lutaram e cumpriram sua missão, que sua foto na entrada inspire outras meninas negras.”

Também estiveram presentes os vereadores Edson Hel (Cidadania), Gerson da Farmácia (MDB), Jéferson Yashuda (PSDB), José Carlos Porsani (PSDB), Paulo Landim (PT), Roger Mendes (Progressistas), Toninho do Mel (PT) e Zé Luiz – Zé Macaco (Cidadania); a deputada estadual Márcia Lia (PT), as secretárias municipais Eliana Honain (Saúde), Amanda Vizoná (Planejamento e Participação Popular) e Ana Padilha (Obras e Serviços Públicos); o presidente do Conselho Municipal do Orçamento Participativo, Haroldo Campos; a representante do Conselho Municipal do Orçamento Participativo da região, Patrícia Ferreira; a enfermeira da nova unidade, Mariana Cristina Câmara, e o filho da homenageada, Cláudio Claudino; além de outros familiares e amigos de Nair Damásio Claudino, diversas autoridades municipais e moradores da região.

 

Nair Damásio Claudino

Nasceu em Araraquara em 10 de janeiro de 1923 e faleceu em 2015. Filha de João Damásio dos Santos e Anna de Jesus, Nair frequentou a escola em uma época que a educação era dominada por homens, contrariando o próprio pai. Sempre ativa em sua comunidade, ela coordenou o movimento das empregadas domésticas da Casa Paroquial São Benedito. Com esse grupo, promoveu campanha de venda de pano de prato e artesanato, cuja arrecadação foi revertida para ampliação do hospital Beneficência Portuguesa.

“Uma mulher negra e da periferia tendo seu nome colocado em um prédio público é de extrema importância. É um marco. Nosso povo já levou muita chibatada e a maioria dos prédios públicos leva os nomes de quem nos deu as chibatas. Minha mãe representa as milhares de mulheres líderes que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou Claudino.

 

Confira as fotos aqui




Publicado em: 13 de dezembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro


Arquivo Histórico

14 de fevereiro de 2020

O Memorial da Câmara Municipal disponibiliza para pesquisa, o Arquivo Histórico/Anais do Poder Legislativo araraquarense. São matérias que foram inseridas na pauta das sessões camarárias, versando sobre a história, memória da cidade, da região, do estado e do país, sobre acontecimentos e fatos q...


Araraquara: 131 anos da sua elevação de vila à cidade

06 de fevereiro de 2020

O antigo povoado de São Bento de Araraquara teve sua freguesia criada no município de Itu, pelo Alvará de 22 de agosto de 1817. Anos mais tarde, em 31 de outubro de 1821, a freguesia foi transferida para o município de Piracicaba, tornando-se vila, por meio de Decreto Imperial em 10 de julho de...


Calendário Municipal do mês: FEVEREIRO

01 de fevereiro de 2020

A cidade de Araraquara tem datas comemorativas importantes para serem lembradas, pois homenageiam profissões, classes e assuntos relevantes. O Memorial da Câmara Municipal relembra essas datas:    Lei Data Descrição Autoria Data comemorativa 6064 28/...


Memória: Crime dos Brito - há 123 anos dava-se início ao crime

30 de janeiro de 2020

Um pouco do contexto histórico Fins do século XIX, a cidade de Araraquara se recuperava da epidemia de Febre Amarela, ampliava suas riquezas econômicas através da produção do café e escoava pela estrada de ferro, inaugurada em 1885. A urbe crescia em volta do largo da Igreja Matriz, o ambiente...


Memória: Biografia do ex-servidor público municipal Euripes Ancelmo

23 de janeiro de 2020

Biografia Euripes Ancelmo nasceu em 6 de abril de 1929, no Distrito de Silvania, Matão/SP, filho de José Cezarino Ancelmo e Angelina Pianisola Ancelmo. De família numerosa, cresceu ao lado dos irmãos Ercilia, Maria Lourdes, Guiomar, Carlos, Werthe e Maria Teresa. Mudou-se com a família aos 6 a...


Memória: 135 anos da chegada do 1º trem em Araraquara

17 de janeiro de 2020

Chegada do primeiro trem da Rio-Clarense em Araraquara, em 18 de janeiro de 1885. À frente da locomotiva está escrito: "Viva o Visconde do Pinhal, Digno Presidente da Cia. Rio Claro Viva Araraquara!"    Inauguração da Estrada de Ferro Araraquara  18 de janeiro de 1885, a cidade de Araraquar...