Fone: (16) 3301-0641

Histórico dos eleitos para a 8ª Legislatura (1977-1983)

Histórico dos eleitos para a 8ª Legislatura (1977-1983)


[caption id="attachment_16010" align="aligncenter" width="432"]Geraldo Polezze, José Roberto Cardozo, Mário Hokama, Omar de Souza e Silva, Waldemar Saffioti e Andreson Haddad. Geraldo Polezze, José Roberto Cardozo, Mário Hokama, Omar de Souza e Silva, Waldemar Saffioti e Andreson Haddad.[/caption] Prefeito: Waldemar de Santi Presidente da Câmara Municipal de 1977 a 1978: Gildo Merlos Presidente da Câmara Municipal de 1979 a 1980: Manoel Marques de Jesus Jr. Presidente da Câmara Municipal de 1981 a 1982: Geraldo Polezze Presidente da Câmara Municipal de 1983 a 1984: José Roberto Cardozo  

  • Vereadores eleitos
  ELIAS DAMUS Ver 4ª legislatura.   GERALDO POLEZZE Jornalista e publicitário. Natural de Gavião Peixoto/SP. Eleito vereador para as 8ª, 9ª e 10ª legislaturas. Foi 1º Secretário da Mesa Diretora de 1977 a 1979 e Presidente de 1981 a 1983. Na Câmara, exerceu a liderança do Partido Democrático Social – PDS, de 1983 a 1986, e do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, de 1988 a 1992. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
  • Comissão de Obras e Serviços Públicos;
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação;
  • Comissão de Saúde Pública, Educação e Assistência Social;
  • Comissão de Finanças e Orçamento;
  • Comissão de Defesa do Consumidor.
Em 1977 foi membro da Comissão Especial de Vereadores (CE) com o objetivo de angariar fundos e tomar medidas para a construção de uma estátua do araraquarense Romulo Lupo na Praça São Geraldo. Foi também Presidente da CE que buscava, junto às autoridades competentes, uma solução definitiva para a manutenção do Museu Histórico e Pedagógico "Voluntários da Pátria". Foi Presidente da CE com a finalidade de elaborar projeto de decreto legislativo que regulamentasse a concessão de diplomas e medalhas subordinadas a "Comenda do Sol" e da CE que reformulou a legislação de concessão dos títulos de "Cidadão Araraquarense" e outros títulos honorários. Ainda no mesmo ano, foi Presidente da CE no sentido de verificar a aplicação das rendas municipais destinadas à educação e membro da CE que verificou a situação dos alunos da Escola Estadual "Florestano Libutti", visto que as aulas do Curso Supletivo encontravam-se paralisadas. Em 1978 foi Presidente da CE que estudou, junto às autoridades competentes, a redistribuição dos distritos policiais de Araraquara. No mesmo ano, foi indicado para integrar o Conselho de Administração da Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara - FUNDART. Em 1986 foi relator da CE que procurou dialogar com diversas entidades de classe a respeito da situação dos ferroviários aposentados e pensionistas da Estrada de Ferro Araraquara. Em 1989 foi Presidente da Comissão de Organização Político-Administrativa e dos Poderes Municipais para a elaboração da Lei Orgânica deste Município. Foi também membro titular da Comissão de Sistematização para o mesmo fim. Em 1991 foi membro da CE a fim de apreciar os diversos projetos de lei complementares do Executivo Municipal que se encontravam em tramitação no legislativo. No mesmo ano, foi membro da Comissão de Líderes dos Partidos Políticos a fim de estudar, junto ao Prefeito Municipal, a contratação de uma empresa de consultoria econômica que ajudasse a apontar as diretrizes para o crescimento de Araraquara. Em 1992 foi Membro da Comissão Especial de Inquérito para analisar a situação jurídica da Companhia Troleibus Araraquara - CTA e obter outros dados relativos à empresa.   GILDO MERLOS Ver 4ª legislatura.   JOÃO FERREIRA DA SILVA Ver 7ª legislatura.   JOSÉ ROBERTO CARDOZO Comerciante. Eleito vereador para as 8ª, 9ª, 10ª legislaturas. Suplente convocado para as 11ª e 12ª legislaturas. Foi 2º Secretário da Mesa Diretora de 1981 a 1983 e Presidente de 1983 a 1985. Na Câmara, exerceu a vice-liderança do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB e do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, e tanto a liderança, como a vice-liderança do Partido Progressista Brasileiro – PPB. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação;
  • Comissão de Saúde Pública, Educação e Assistência Social;
  • Comissão de Transporte, Habitação e Meio Ambiente;
  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento.
Em 1977 foi membro da CE que buscava, junto às autoridades competentes, uma solução definitiva para a manutenção do Museu Histórico e Pedagógico "Voluntários da Pátria". Em 1979 foi membro da CE que analisou as reclamações apresentadas pelos moradores das imediações das Indústrias Nigro a respeito do barulho provocado pelas instalações da referida empresa. Em 1982 foi membro da CE que buscava, junto ao Prefeito Municipal, o encerramento das atividades da firma "Nosso Gaz", que funcionava com alvará em caráter precário. Em 1989 foi membro suplente da Comissão de Sistematização para a elaboração da Lei Orgânica deste Município. No mesmo ano, foi indicado como membro suplente para integrar o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica da Companhia Paulista de Força e Luz. Foi também Presidente da Comissão de Organização Popular e Defesa dos Cidadãos para a elaboração da Lei Orgânica deste Município e Vice-Presidente da Comissão de Política Urbana e Planejamento Municipal para o mesmo fim. Em 1991 foi Presidente da CE que estudou a reestruturação do quadro de cargos/salários e regime previdenciário dos funcionários da Câmara Municipal. Em 1996 foi membro da CE que buscava encontrar, junto às autoridades competentes, solução para o problema social que afligia Araraquara e região por parte do INSS. Em 1997 foi membro da CE destinada a apresentar ao Executivo uma proposta de reforma fiscal. No mesmo ano, foi membro da CE com o objetivo de, conjuntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Araraquara e outras autoridades, organizar reuniões de conscientização de desarmamento em Araraquara. Em 2000 foi indicado para compor o Conselho de Alimentação Escolar.   JOSÉ WELINGTON PINTO Ver 4ª legislatura.   JULIO CESAR RENTE FERREIRA Técnico em contabilidade. Natural de Lins/SP. Eleito vereador para as 8ª, 9ª e 10ª legislaturas. Foi 2º Secretário da Mesa Diretora de 1977 a 1979 e 1º Secretário de 1981 a 1983. Na Câmara, exerceu a vice-liderança em 1979 do partido Aliança Renovadora Nacional – ARENA. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
  • Comissão de Agricultura, Comércio e Indústria;
  • Comissão de Saúde Pública, Educação e Assistência Social;
  • Comissão de Finanças e Orçamento.
Em 1977 foi membro da CE a fim de reformular a legislação de concessão dos títulos de "Cidadão Araraquarense" e outros títulos honorários e da CE com a finalidade de elaborar projeto de decreto legislativo que regulamentasse a concessão de diplomas e medalhas subordinadas a "Comenda do Sol". Foi também membro da CE com o objetivo de angariar fundos e tomar medidas para a construção de uma estátua do araraquarense Romulo Lupo na Praça São Geraldo. Em 1978 foi membro da CE que visava à redistribuição dos distritos policiais de Araraquara. Foi também membro da CE que procurou analisar a aplicação das rendas municipais destinadas à educação. Em 1979 foi integrante da CE, constituída pela Prefeitura, visando a implantação do Serviço Funerário Municipal. Em 1989 foi membro suplente da Comissão de Organização Popular e Defesa dos Cidadãos para elaboração da Lei Orgânica deste Município. Em 1989 foi Vice-Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento para elaboração da Lei Orgânica deste Município. Em 1990 foi membro da CE que estudou, junto ao Executivo Municipal, o Estatuto do Magistério deste Município. Em 1991 foi indicado para integrar o Conselho Municipal de Entorpecentes. Em 1991 foi membro da CE para, juntamente com outras autoridades, visitar o Presidente do Grupo Pão de Açúcar e analisar fechamento da loja em Araraquara.   LAURINDO FERREIRA FILHO Ver 7ª legislatura.   MANOEL MARQUES DE JESUS JUNIOR Ver 7ª legislatura.   MARIO JOEL MALARA Ver 6ª legislatura.   OCTÁVIO BUGNI Ver 5ª legislatura.   OMAR DE SOUZA E SILVA Despachante policial. Natural de Araraquara. Eleito vereador para as 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 12ª legislaturas. Foi Presidente da Mesa Diretora de 1991 a 1992 e de 1993 a 1994, e Vice-Presidente de 1987 a 1988 e em 2000. Na Câmara exerceu a liderança e a vice-liderança do Partido do Movimento Democrático Brasileiro e a liderança do Partido Popular Socialista – PPS. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
  • Comissão de Agricultura, Comércio e Indústria;
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação;
  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento.
Em 1978 foi membro da CE que verificou a situação funcional de servidor que prestava serviços em Motuca e apreciou, junto ao Diretor do DAAE, o trabalho da Autarquia, visando o abastecimento de água da cidade. Foi Presidente da CE que analisou, junto à Imobiliária Faixa Azul, a venda de lotes no Jardim Tangará. Foi ainda Presidente da CE que estudou, junto à Companhia de Força e Luz e ao Prefeito Municipal, a redução da taxa de iluminação pública que recaia sobre os prédios de esquina. No mesmo ano, foi Presidente da CE para apurar o preço da pavimentação de asfalto nas cidades do porte de Araraquara. Em 1979 foi Presidente da CE a fim de levantar, junto ao Prefeito, a caracterização da clientela escolar dos Centros de Educação e Recreação da cidade. Foi também Presidente da CE para organizar o Conselho Permanente de Defesa da Comunidade e da CE com a finalidade de apreciar as reclamações apresentadas pelos moradores das imediações das Indústrias Nigro, a respeito do barulho provocado pelas instalações da empresa. Em 1983 foi indicado para compor a Comissão Municipal de Trânsito - COMUTRAN. Em 1984 foi Presidente da CE que buscava, junto aos proprietários dos cinemas locais, uma solução para os três cinemas que encerravam suas atividades. No mesmo ano, foi membro da CE que verificou, junto ao Departamento Autônomo de Água e Esgoto - DAAE, as razões que levaram grande número de consumidores de água à condição de inadimplente. Em 1989 foi indicado para integrar a Comissão encarregada da revisão das taxas de serviços urbanos e da planta genérica de valores de imóveis do Município. No mesmo ano, foi membro suplente da Comissão Organizadora Político-Administrativa e dos Poderes Municipais para a elaboração da Lei Orgânica deste Município. Foi ainda indicado para integrar a Comissão de Avaliação da Política Salarial da Administração Pública e o Conselho Permanente para Indústrias - CPI. Foi membro da Comissão de Sistematização para a elaboração da Lei Orgânica deste Município. Em 1995 foi indicado para compor o Conselho de Curadores da Fundação Pólo Tecnológico de Araraquara. Foi homenageado denominando área de esporte e lazer localizada no Conjunto Habitacional Victorio Antonio de Santi através da lei Municipal nº 5934 de 2002, o Centro de Treinamento de Trânsito para Motociclistas, situado nas dependências do Centralizado Municipal, através da Lei Municipal nº 6343 de 2005 , bem como a biblioteca da Câmara Municipal através da Resolução nº 328 de 2005 que foi reformulada e readequada em um novo espaço no ano de 2014.   OSWALDO PRANDO Ver 6ª legislatura.   RUBENS BELLARDI FERREIRA Ver 4ª legislatura.   WALDEMAR SAFFIOTI Professor universitário. Natural de Bragança Paulista/SP. Eleito vereador para a 8ª legislatura. Candidato a Prefeito para a 10ª e a Vice-Prefeito para a 11ª legislatura. Na Câmara, exerceu a vice-liderança do Movimento Democrático Brasileiro – MDB. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
  • Comissão de Finanças e Orçamento;
  • Comissão de Saúde Pública, Educação e Assistência Social;
  • Comissão de Agricultura, Comércio e Indústria;
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação;
  • Comissão de Obras e Serviços Públicos.
Em 1979 foi membro da CE para ser organizado o Conselho Permanente de Defesa da Comunidade. Em 1982 recebeu o título de “Cidadão Benemérito” através do Decreto Legislativo nº 206. Em 1984 recebeu o título de “Cidadão Araraquarense” através do Decreto Legislativo nº 213. Foi homenageado denominando Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF localizada no Bairro Jardim Cruzeiro do Sul através da Lei Municipal nº 5279 de 1999. Em 2007 foi criado o Prêmio Professor “Waldemar Saffioti” de Humanidade, Tecnologia e Natureza através da Lei Municipal nº 6574.  
  • Suplentes convocados
  ANDERSON HADDAD Advogado. Natural de Araraquara. Suplente convocado para a 8ª legislatura e eleito vereador para as 11ª e 13ª. Na Câmara, exerceu a vice-liderança do Partido Social Democrático – PSD. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
  • Comissão de Saúde Pública, Educação e Assistência Social;
  • Comissão de Finanças e Orçamento;
  • Comissão de Obras, Serviços, Bens Públicos e Desenvolvimento Econômico;
  • Comissão de Transporte, Habitação e Meio Ambiente;
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação.
Em 1993 foi membro da CE composta por líderes partidários, representantes partidários e funcionários da Câmara Municipal, para apresentar um plano de carreira destinado aos funcionários do legislativo. Tanto em 1993 como em 1995 foi indicado para compor o Conselho da Comunidade - Vara Criminal. Em 1995 foi indicado para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara - COMCRIAR. No mesmo ano, foi indicado para compor a Comissão Municipal de Entorpecentes - COMEM. Indicado para compor o Grupo Executivo responsável pela Política de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Tecnológico do Município. Em 1996 foi membro da CE a fim de encontrar, junto às autoridades competentes, solução para o problema social que afligia Araraquara e região por parte do INSS. Em 2002 foi designado para a Presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal.   CARLOS ALBERTO MANÇO Ver 6ª legislatura.   MÁRIO THUYOSI HOKAMA Engenheiro. Natural de Araraquara/SP. Suplente convocado para a 8ª legislatura e eleito vereador para as 9ª, 10ª, 11ª, 12ª e 13ª legislaturas. Foi 1º Secretário da Mesa Diretora de 1989 a 1990 e Vice-Presidente de 2003 a 2004. Na Câmara, exerceu a vice-liderança do Partido Democrático Social – PDS; a liderança e a vice-liderança do Partido da Frente Liberal – PFL; a vice-liderança do Partido Progressista Brasileiro – PPB; e a vice-liderança do Partido Popular Socialista – PPS. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
  • Comissão de Obras e Serviços Públicos;
  • Comissão de Justiça, Legislação e redação;
  • Comissão de Transportes Coletivos;
  • Comissão de Agricultura, Comércio e Indústria;
  • Comissão de Habitação;
  • Comissão de Obras, Serviços, Bens Públicos e Desenvolvimento Econômico;
  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento.
Em 1979 foi membro da CE com a finalidade de apreciar as reclamações apresentadas pelos moradores das imediações das Indústrias Nigro, a respeito do barulho provocado pelas instalações da empresa. Em 1983 foi indicado para integrar a Comissão de Transportes Urbanos do Município de Araraquara. Foi também membro da CE para estudar a composição de preços nos transportes coletivos e outros fatores referentes ao assunto. Em 1985 foi indicado para integrar o Conselho Administrativo do Departamento Autônomo de Água e Esgoto – DAAE e membro da CE com o objetivo de, junto ao Prefeito Municipal, reestruturar os quadros de pessoal da Prefeitura e do DAAE. Em 1986 foi indicado para compor o Conselho Permanente das Indústrias - CPI. Em 1987 foi indicado para integrar a Comissão de Coordenação das Feiras Livres no Município. Foi indicado para integrar a Comissão de Seleção do Instituto de Assuntos Fundiários da Secretaria Executiva de Assuntos Fundiários do Estado de São Paulo. Em 1988 foi indicado para integrar a Comissão Municipal de Cadastramento Habitacional. Em 1989 foi membro suplente da Comissão de Organização Político-Administrativa e dos Poderes Municipais e Relator da Comissão de Política Urbana e Planejamento Municipal para a elaboração da Lei Orgânica deste Município. No mesmo ano, foi indicado para integrar o Conselho Consultivo do Departamento Autônomo de Água e Esgoto – DAAE e para integrar o Conselho Permanente para Indústria - CPI. Em 1990 foi membro da CE para elaborar o projeto do Novo Regimento da Câmara Municipal, adequando-o às normas da Lei Orgânica Municipal. Foi indicado novamente para integrar a Comissão de Coordenação das Feiras Livres de Araraquara. Em 1991 foi membro da CE para estudar a situação dos mananciais de Araraquara. Foi também membro da CE a fim de estudar, junto aos organizadores do Pacto Social Municipal de Sertãozinho, a possibilidade de criação da Comissão do Pacto Social Municipal de Araraquara. Foi membro da CE para, juntamente com outras autoridades, visitar o Presidente do Grupo Pão de Açúcar a fim de que se fechasse a loja em Araraquara. Ainda no mesmo ano, foi membro da CE a fim de visitar o Secretário da Educação do Estado de São Paulo para apresentar diagnóstico local sobre os problemas educacionais, buscando possíveis soluções. Em 1993 foi indicado como suplente para integrar o Conselho Consultivo do Departamento Autônomo de Água e Esgoto - DAAE. Foi ainda indicado para representar a Câmara Municipal no Conselho Permanente para Indústria e Comércio do Município de Araraquara. Em 1994 foi membro da CE destinada a promover a Política de Desenvolvimento Industrial do Município de Araraquara. Em 1995 foi indicado para compor o Conselho Consultivo do Departamento Autônomo de Água e Esgoto – DAAE e a Comissão Especial de Política de Desenvolvimento Industrial do Município de Araraquara. No mesmo ano, foi indicado como suplente para compor o Conselho de Curadores da Fundação Pólo Tecnológico de Araraquara. Foi também indicado para compor a Comissão de Revisão dos Valores do Imposto Predial e Territorial Urbano. Em 1996 foi indicado para compor o Grupo Executivo responsável pela Política de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Tecnológico do Município. Em 2001 foi indicado novamente para compor o Conselho Consultivo do Departamento Autônomo de Água e Esgoto - DAAE. Foi também membro da Comissão de Vereadores para acompanhar o processo de recrutamento e contratação de pessoal para a "Frente de Trabalho". Em 2002 foi designado como membro titular para constituir o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal. Foi também membro da Comissão para acompanhar a aplicação das provas práticas do Concurso Público da Prefeitura Municipal. Foi membro da Comissão de Vereadores para estudos a respeito da constituição/construção de outro espaço físico destinado à Câmara Municipal. Em 2003 foi membro da CE para levantar dados estatísticos e informações sobre o número de autuações de trânsito e propor alternativas de aperfeiçoamento do sistema. No mesmo ano, foi membro da CE com o objetivo de debater sobre construções e reformas de edificações no Município. Em 2004 foi indicado para compor o Conselho Consultivo do Departamento Autônomo de Água e Esgotos - DAAE.   Saiba mais sobre as legislaturas anteriores nos links abaixo: 1ª Legislatura; 2ª Legislatura; 3ª Legislatura; 4ª Legislatura; 5ª Legislatura; 6ª Legislatura; 7ª Legislatura.




Publicado em: 09 de fevereiro de 2015

Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias do Memorial

Outras Notícias

Fique por dentro


Datas comemorativas do mês de agosto

31 de julho de 2020

Calendário Municipal de Eventos - Agosto/2020   Lei Data Evento Autoria Data comemorativa 6582 20/06/2007 Semana Rodolfo Telarolli - Araraquara em Debate Edna Martins agosto 7279 07/07/2010 Festival do Pastel & Caldo de...


Calendário municipal do mês: Julho

01 de julho de 2020

A cidade de Araraquara tem datas comemorativas importantes para serem lembradas, pois homenageiam profissões, classes e assuntos relevantes. O Memorial da Câmara Municipal relembra essas datas:  Lei Data Assunto Autoria Data comemorativa 6419 25/05/2006...


Calendário municipal do mês de junho

01 de junho de 2020

A cidade de Araraquara tem datas comemorativas importantes para serem lembradas, pois homenageiam profissões, classes e assuntos relevantes. O Memorial da Câmara Municipal relembra essas datas:    Lei Data Assunto Autoria Data comemorativa 4837 10/06...


Memória: Bandeira de Araraquara

29 de maio de 2020

O Memorial da Câmara Municipal, na semana em que comemoramos o Dia da Bandeira de Araraquara, 30 de maio, com a intenção de preservar o resgate histórico, relembra um pouco da história do símbolo, apresentando suas origens e significados. A data foi instituída através da Lei Municipal nº 8703, em...


Memória: Juventude Constitucionalista

22 de maio de 2020

O Memorial da Câmara Municipal, na semana em que comemoramos o Dia da Juventude Constitucionalista, 23 de maio, com a intenção de preservar o resgate histórico, disponibiliza o histórico Álbum Paulista, uma publicação da época, que traz ilustrações de emblemas, medalhas, distintivos, símbolos, se...


Memória: Museu Histórico

15 de maio de 2020

O Memorial da Câmara Municipal relembra que dia 18 de maio é o Dia Nacional dos Museus, mês em que se comemora em nosso município a Semana dos Museus. O primeiro museu no município é o Museu Histórico "Voluntários da Pátria".   Contexto histórico Foi na gestão do então prefeito Pereira Lima,...