Fone: (16) 3301-0641

Histórico dos eleitos para a 15ª Legislatura (2009-2012)

Histórico dos eleitos para a 15ª Legislatura (2009-2012)


[caption id="attachment_17628" align="aligncenter" width="432"]Aluisio Braz, Márcia Lia, João Farias, Tenente Santana, Edio Lopes, Doutor Lapena e Paulo Maranata. Aluisio Braz, Márcia Lia, João Farias, Tenente Santana, Edio Lopes, Doutor Lapena e Paulo Maranata.[/caption]   Prefeito: Marcelo Barbieri Presidente da Câmara Municipal de 2009 a 2010: Ronaldo Napeloso Presidente da Câmara Municipal de 2011 a 2012: Aluisio Braz  

  • VEREADORES ELEITOS
  ALUISIO AUGUSTO BRAZ  Nome parlamentar: Aluisio Braz (Boi) Cabeleireiro. Natural de Araraquara. Eleito vereador para as 15ª e 16ª legislaturas. Foi Presidente da Mesa Diretora de 2011 a 2012. Na Câmara foi Líder e Representante Partidário do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB. Foi membro das seguintes Comissões Permanentes:
  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento;
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação.
Em 2009 foi membro da Comissão Especial de Vereadores (CE) a fim de participar e contribuir com a revisão do Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos da Prefeitura do Município de Araraquara; membro da Comissão de Representação para apurar supostas irregularidades no tratamento empregado aos detentos da Penitenciária Regional de Araraquara e do Centro de Detenção Provisória - CDP de Araraquara; Membro Titular do Conselho de Alimentação Escolar de Araraquara. Em 2013 foi membro e relator da Comissão Especial de Inquérito – CEI. No mesmo ano, foi Líder do Governo Municipal. Em dezembro de 2014 licenciou-se para assumir o cargo de Secretário Municipal de Governo. Em maio de 2016, retomou suas atividades de vereança. Foi candidato a prefeito nas eleições municipais para 2017. Veja AQUI os Projetos de Lei de autoria do Vereador Aluisio Braz.   ANTONIO SÉRGIO GONÇALVES Nome parlamentar: Serginho Gonçalves Motorista. Natural de Araraquara. Foi 2º Secretário da Mesa Diretora de 2009 a 2010. Na Câmara, foi Líder, Vice-Líder e Representante Partidário do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
  • Comissão de Ordem Social, Transportes, Habitação e Meio Ambiente;
  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento;
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação.
Em 2009 foi membro suplente do Conselho de Alimentação Escolar de Araraquara. Em 2010 foi membro da CE destinada à implantação da notificação compulsória, no território nacional, do caso de violência contra a mulher que for atendida em serviços de saúde públicos ou privados: LM nº 7.135/09, LF nº 10.778/03 e do Decreto nº 5.099/04. Em 2011 foi membro Comissão Especial de Estudos - CEE - com o objetivo de discutir e elaborar a proposta de um "Plano de Ações para um Transporte Público Coletivo de Qualidade no Município de Araraquara".   Veja AQUI os Projetos de Lei de autoria do Antonio Sérgio Gonçalves.   CARLOS ALBERTO DO NASCIMENTO Ver 13ª legislatura.   EDIO LOPES DOS SANTOS Consultor técnico em mecânica de autos. Natural de Boa Esperança do Sul/SP. Eleito vereador para as 15ª e 16ª legislaturas. Foi 1º Secretário da Mesa Diretora de 2011 a 2012. Na Câmara, foi Representante Partidário, Líder e Vice-Líder do Partido dos Trabalhadores – PT. Participou as seguintes Comissões Permanentes:
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação;
  • Comissão de Obras, Bens Públicos e Desenvolvimento Social;
  • Comissão de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Urbano Ambiental.
Em 2009 foi membro da Comissão Especial de Estudos - CEE denominada Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres; da Comissão Especial de Vereadores a fim de acompanhar as denúncias relativas às condições de trabalho dos servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Araraquara; e da Comissão de Representação para apurar supostas irregularidades no tratamento empregado aos detentos da Penitenciária Regional de Araraquara e do Centro de Detenção Provisória - CDP de Araraquara. Em 2011 foi membro suplente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Em 2012 foi membro da Comissão Especial de Estudos – CEE denominada Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres. Em 2013 foi membro da Comissão Especial de Estudos - CEE para efetuar levantamento da legislação atual que trata das medidas de segurança contra incêndio e pânico em edificações e áreas de risco. Em 2015 foi presidente da Comissão Especial de Inquérito – CEI, destinada a apurar os consistentes indícios de ausência e/ou falha de manutenção nos reservatórios do DAAE. Veja AQUI os Projetos de Lei de autoria do Vereador Édio Lopes dos Santos.   ELIAS CHEDIEK NETO Ver 13ª legislatura.   JOÃO SIQUEIRA DE FARIAS Produtor de eventos. Natural de São Paulo/SP. Eleito vereador para as 15ª e 16ª legislaturas. Foi Presidente da Mesa Diretora de 2013 a 2014. Na Câmara, foi Líder, Vice-Líder e Representante Partidário do Partido Republicano Brasileiro – PRB. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação;
  • Comissão de Obras, Serviços, Bens Públicos e Desenvolvimento Econômico;
  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento.
Em 2009 foi Presidente da Comissão Especial de Vereadores, a fim de participar e contribuir com a revisão do Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos da Prefeitura do Município de Araraquara; Presidente da Comissão de Representação para apurar supostas irregularidades no tratamento empregado aos detentos da Penitenciária Regional de Araraquara e do Centro de Detenção Provisória - CDP de Araraquara; e membro da Comissão Especial de Estudos - CEE destinada a estudar alternativas para o aterro sanitário neste município. Em 2010 licenciou-se para assumir o cargo de Secretário Municipal de Habitação deste Município. Em 2011 foi membro da Comissão Especial de Estudos - CEE - denominada "Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Política"; Membro da Comissão de Trabalho para a revisão do Regimento Interno desta Casa; e Líder do Governo Municipal. Foi candidato a prefeito nas eleições municipais para 2017. Veja AQUI os Projetos de Lei de autoria do Vereador João Siqueira de Farias.   JOSÉ CARLOS PORSANI Ver 10ª legislatura.   JULIANA ANDRIÃO DAMUS Ver 13ª legislatura.   LUIS CLÁUDIO LAPENA BARRETO Nome parlamentar: Doutor Lapena Cirurgião Plástico. Natural de Araraquara. Eleito vereador para as 15ª e 16 legislaturas. Foi 1º Secretário da Mesa Diretora de 2009 a 2010 e 2º Secretário de 2011 a 2012. Na Câmara, foi Representante partidário do Partido Verde – PV, Vice-Líder e atual líder do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB. Participou das seguintes Comissões permanentes:
  • Comissão de Obras, Serviços, Bens Públicos e Desenvolvimento Econômico;
  • Comissão de Ordem Social, Transportes, Habitação e Meio Ambiente;
  • Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.
Em 2009 foi membro da Comissão Especial de Estudos - CEE denominada Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres e membro da Comissão Especial de Vereadores a fim de acompanhar as denúncias relativas às condições de trabalho dos servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Araraquara. Em 2012 foi membro da Comissão Especial de Estudos - CEE denominada Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres.   Veja AQUI os Projetos de Lei de autoria do Vereador Luis Cláudio Lapena Barreto.   MÁRCIA APARECIDA OVEJANEDA LIA Advogada. Natural de Araraquara. Na Câmara, foi Líder, Vice-Líder e Representante Partidária do Partido dos Trabalhadores – PT. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento;
  • Comissão de Obras, Serviços e Bens Públicos;
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação.
Em 2009 foi Presidente da Comissão Especial de Estudos - CEE denominada Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres; membro da Comissão Especial de Estudos destinada a estudar a forma de proteger a área onde se localizam os poços denominados Ouro e Chácara, bem como de outras áreas que porventura são de recargas e encontram-se desprotegidas pela legislação; membro da Comissão Especial de Vereadores a fim de participar e contribuir com a revisão do Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos da Prefeitura do Município de Araraquara; membro da Comissão Especial de Estudos – CEE destinada a estudar alternativas para o aterro sanitário neste município; representante do Legislativo na Comissão Organizadora dos eventos comemorativos ao Dia Internacional da Mulher. Em 2010 foi membro da CE destinada à implantação da notificação compulsória, no território nacional, do caso de violência contra a mulher que for atendida em serviços de saúde públicos ou privados: LM nº 7.135/09, LF nº 10.778/03 e do Decreto nº 5.099/04 e Presidente da Comissão Especial de Estudos - CEE com o objetivo de discutir e elaborar a proposta de "Programa para a população em situação de rua no Município de Araraquara". Em 2011 foi Presidente da Comissão Especial de Estudos – CEE denominada "Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Política"; Presidente da Comissão Especial de Estudos – CEE com o objetivo de discutir e elaborar a proposta de um "Plano de Ações para um Transporte Público Coletivo de Qualidade no Município de Araraquara"; e membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal. Em 2012 foi Presidente da Comissão Especial de Estudos – CEE denominada Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres. Em 2014 foi eleita Deputada Estadual.   Veja AQUI os Projetos de Lei de autoria da Vereadora Márcia Aparecida Ovejaneda Lia.   NATALINO SANTANA Nome parlamentar: Tenente Santana Policial militar aposentado. Natural de Araraquara. Eleito vereador para a 15ª legislatura e suplente convocado para a 16ª. Foi Vice-Presidente da Mesa Diretora de 2009 a 2010. Na Câmara, foi Líder e Representante Partidário do partido da Social Democracia Brasileira – PSDB. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
  • Comissão de Ordem Social, Transportes, Habitação e Meio Ambiente;
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação.
Em 2009 foi membro da Comissão Especial de Vereadores, a fim de participar e contribuir com a revisão do Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos da Prefeitura do Município de Araraquara. Em 2010 exerceu a função de Presidente deste Legislativo no período de 20 a 30 de dezembro, pois o Presidente eleito foi chamado ao exercício do mandato de Prefeito. No mesmo ano, foi Líder do Governo Municipal. Em maio de 2015, foi convocado como suplente para a 16ª Legislatura. Em novembro de 2015, licenciou-se para assumir o cargo de Secretário Municipal de Segurança Pública.   Veja AQUI os Projetos de Lei de autoria do Vereador Natalino Santana.   PAULO VITOR ANTELMO Nome parlamentar: Paulo Maranata Comerciante. Natural de São Paulo/SP. Eleito pelo Partido da República - PR. Participou da Comissão Permanente de Tributação, Finanças e Orçamento. Em 2009 foi membro da Comissão de Seleção do Município de Araraquara, presidida por representantes da Fundação ITESP, cumprindo o que determina a Lei nº 4957/85, que dispõe sobre planos públicos de valorização e aproveitamento dos recursos fundiários; membro da Comissão de Representação para apurar supostas irregularidades no tratamento empregado aos detentos da Penitenciária Regional de Araraquara e do Centro de Detenção Provisória - CDP de Araraquara; membro da Comissão Especial de Estudos - CEE destinada a estudar alternativas para o aterro sanitário neste município; e membro do Conselho da Comunidade. Em 2011 foi membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal e da Comissão de Trabalho para a revisão do Regimento Interno desta Casa. Neste ano licenciou-se para assumir o cargo de Secretário Municipal de Serviços Públicos, reassumindo as atividades legislativas em 2012.   Veja AQUI os Projetos de Lei de autoria do Vereador Paulo Vitor Antelmo.   RAIMUNDO MARTINS BEZERRA Ver 13ª legislatura.   RONALDO NAPELOSO Ver 12ª legislatura.    
  • SUPLENTES CONVOCADOS
  FERNANDO CESAR CAMARA Ver 14ª legislatura.   JAIR APARECIDO MARTINELI Despachante. Natural de Tabatinga/SP. Suplente convocado para a 15ª legislatura e eleito vereador para a 16ª. Foi 2º Secretário da Mesa Diretora de 2013 e 2014. Na Câmara, foi Líder e Vice-Líder do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação;
  • Comissão de Transportes, Habitação e Saneamento;
  • Comissão de Cultura, Esportes, Comunicação e Proteção ao Consumidor;
  • Comissão de Obras, Segurança, Serviços e Bens Públicos.
Em 2011 licenciou-se para assumir o cargo de Secretário Municipal de Esportes e Lazer desde Município, reassumindo as atividades legislativas em 2012. Em 2013 foi membro da Comissão Especial de Inquérito - CEI , destinada a apurar os indícios de desvios de recursos públicos do PRONAF. Neste mesmo ano licenciou-se novamente para assumir o cargo de Secretário Municipal de Esportes e Lazer. Em 2015 foi designado membro titular do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Também em 2015 participou da Comissão Especial de Inquérito – CEI, destinada a apurar os consistentes indícios de ausência e/ou falha de manutenção nos reservatórios do DAAE. Em 2016 participou da Comissão Especial de Estudos – CEE denominada “Proposta de Utilização da Orla Ferroviária”. Também participou do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal.   Veja AQUI os Projetos de Lei de autoria do Vereador Jair Aparecido Martinelli.   LUCAS MATEUS GRECCO Comerciante. Natural de Araraquara. Suplente convocado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB. Em 2011 foi membro suplente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal, representante do legislativo na Comissão Organizadora da II Conferência Municipal de Juventude - Decreto nº 9.802; membro da Comissão Especial de Estudos - CEE destinada a revisar no Plano Diretor a área de preservação do Aquífero Guarani; membro da Comissão de Trabalho para a revisão do Regimento Interno desta Casa; nomeado para compor a Comissão Especial de Estudos - CEE com o objetivo de discutir e elaborar a proposta de "Programa para a população em situação de rua no Município de Araraquara"; nomeado para compor a Comissão Especial destinada à formulação de proposta de implantação da notificação compulsória no caso de violência contra a mulher que for atendida em serviços de saúde públicos ou privados.   Veja AQUI os Projetos de Lei de autoria do Vereador Lucas Mateus Grecco.   MARIO JOEL MALARA Ver 6ª legislatura.   ROBERVAL FRAIZ Funcionário público municipal. Natural de Araraquara. Suplente convocado para a 15ª legislatura e eleito vereador para a 16ª. Na Câmara, foi Líder e Representante Partidário do Partido Republicano Brasileiro – PRB e atualmente é Líder do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
  • Comissão de Obras, Segurança, Serviços e Bens Públicos;
  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento;
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação.
Em 2010 foi membro da Comissão Especial de Estudos - CEE com o objetivo de discutir e elaborar a proposta de "Programa para a população em situação de rua no Município de Araraquara". Em 2015 foi designado membro suplente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.   Veja AQUI os Projetos de Lei de autoria do Vereador Roberval Fraiz.   Saiba mais sobre as legislaturas anteriores nos links abaixo: 1ª Legislatura; 2ª Legislatura; 3ª Legislatura; 4ª Legislatura; 5ª Legislatura; 6ª Legislatura; 7ª Legislatura; 8ª Legislatura; 9ª Legislatura; 10ª Legislatura; 11ª Legislatura; 12ª Legislatura; 13ª Legislatura.; 14ª Legislatura.  




Publicado em: 08 de março de 2016

Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias do Memorial

Outras Notícias

Fique por dentro


Datas comemorativas do mês de agosto

31 de julho de 2020

Calendário Municipal de Eventos - Agosto/2020   Lei Data Evento Autoria Data comemorativa 6582 20/06/2007 Semana Rodolfo Telarolli - Araraquara em Debate Edna Martins agosto 7279 07/07/2010 Festival do Pastel & Caldo de...


Calendário municipal do mês: Julho

01 de julho de 2020

A cidade de Araraquara tem datas comemorativas importantes para serem lembradas, pois homenageiam profissões, classes e assuntos relevantes. O Memorial da Câmara Municipal relembra essas datas:  Lei Data Assunto Autoria Data comemorativa 6419 25/05/2006...


Calendário municipal do mês de junho

01 de junho de 2020

A cidade de Araraquara tem datas comemorativas importantes para serem lembradas, pois homenageiam profissões, classes e assuntos relevantes. O Memorial da Câmara Municipal relembra essas datas:    Lei Data Assunto Autoria Data comemorativa 4837 10/06...


Memória: Bandeira de Araraquara

29 de maio de 2020

O Memorial da Câmara Municipal, na semana em que comemoramos o Dia da Bandeira de Araraquara, 30 de maio, com a intenção de preservar o resgate histórico, relembra um pouco da história do símbolo, apresentando suas origens e significados. A data foi instituída através da Lei Municipal nº 8703, em...


Memória: Juventude Constitucionalista

22 de maio de 2020

O Memorial da Câmara Municipal, na semana em que comemoramos o Dia da Juventude Constitucionalista, 23 de maio, com a intenção de preservar o resgate histórico, disponibiliza o histórico Álbum Paulista, uma publicação da época, que traz ilustrações de emblemas, medalhas, distintivos, símbolos, se...


Memória: Museu Histórico

15 de maio de 2020

O Memorial da Câmara Municipal relembra que dia 18 de maio é o Dia Nacional dos Museus, mês em que se comemora em nosso município a Semana dos Museus. O primeiro museu no município é o Museu Histórico "Voluntários da Pátria".   Contexto histórico Foi na gestão do então prefeito Pereira Lima,...