Fone: (16) 3301-0641

Biografia do 1º prefeito eleito pelo povo, engenheiro José dos Santos

Biografia do 1º prefeito eleito pelo povo, engenheiro José dos Santos


Biografia: José dos Santos nasceu aos 5 de setembro de 1913, na cidade de Taquaritinga/SP. Filho do senhor Joaquim dos Santos e da senhora Clotilde Gironde dos Santos, ambos de nacionalidade portuguesa. De família numerosa, viveu sua infância com seis irmãos e realizou seus primeiros estudos em sua terra natal.

Foi para a cidade de São Paulo cursar o secundário no Colégio Coração de Jesus e posteriormente ingressou na Escola Politécnica, graduando-se em Engenharia Civil, em 1939.

Iniciou sua vida profissional em 1939, nomeado como engenheiro da Secretaria de Viação e Obras Públicas na capital paulista.

Em 1940 foi transferido para a cidade de Araraquara, vindo a exercer a função de Engenheiro de Obras da Prefeitura de Araraquara.

No início do ano de 1941, no dia 19 de janeiro, casou-se com a senhorita Clenirse Romanholi, filha do italiano Arnico Romanholi e da portuguesa Anazaria Gonçalves Romanholi, na Igreja de São Sebastião, em Taquaritinga/SP.

Desse matrimônio nasceram os filhos Carlos Augusto, Maria Antonieta e José Washington. Homem de estatura baixa, mas imenso em bondade e amor ao próximo. Contexto histórico:

A cidade de Araraquara no ano de 1947 tinha uma população aproximada de 38 mil habitantes e mais da metade ainda vivia na zona rural.

A Constituição de 1946 confirmou o direito de voto e o processo de institucionalização da vida política nacional havia iniciado com as Assembleias Constituintes estaduais, eleitas no pleito memorável de 19 de janeiro de 1947. As novas Constituições estaduais designaram realizar em todos os Estados, as eleições municipais para prefeito e vereadores.

Vida Política:

Pelo excelente trabalho desempenhado como engenheiro na Prefeitura, José dos Santos foi nomeado interventor "prefeito" pelo então Governador Adhemar de Barros, exercendo por curto período, de 10/04/1947 a 08/05/1947, porém o necessário para a intermediar a vinda do DER ao município. Deixou o Executivo afim de se candidatar ao cargo de prefeito eleito pelo povo.

Sagrou-se vencedor nas eleições de 9 de novembro de 1947 pelo Partido Popular Progressista - PSP, disputando com o senhores Aldo Lupo, Antônio Alonso Martinez e Vicente Miceli.

1º Prefeito eleito diretamente pelo povo para o mandato de 1948 a 1951, seu substituto era o presidente da Câmara Municipal, pois nessa 1ª Legislatura não existia a figura do vice-prefeito.

Homem singular no cenário político-administrativo daquela época, conseguiu para a cidade muitos benefícios.

Teve como principal obra organizar a nova burocracia da Prefeitura, instituição de ensino Bento de Abreu, construção da Fonte Luminosa, ampliação do DAAE, a construção da creche Carmelita Garcez, entre outras ações.

O Prefeito José dos Santos pleiteou inúmeras vezes  juntamente com a Câmara Municipal uma companhia de policiamento, pois existia apenas um pequeno destacamento policial na cidade, sob o comando de Bauru. Em 18 de março de 1950, esse destacamento tornou-se a 4ª Companhia Independente de Policiamento.

Outras atividades: Foi sócio-fundador do Clube Náutico Araraquara e exerceu a presidência em 1968/1969. Homenagem em vida: Foi homenageado com o Título Cidadão Araraquarense, através da Lei nº 1047/1961.

Festa comemorativa do aniversário do Prefeito José dos Santos, em 1951, no Parque infantil Carmelita Garcez.

Falecimento: Foi com profundo pesar que a cidade de Araraquara recebeu a notícia do falecimento do ex-prefeito José dos Santos, no dia 1º de abril de 1979, aos 65 anos de idade. Foi velado e sepultado na cidade de Taquaritinga/SP. Homenagem Póstumas:

Foi homenageado através do Decreto Municipal nº 5591, de 27 de setembro de 1987, denominando a via pública conhecida como Rua G, do loteamento Jardim Tabapuã, que tem o seu início na Avenida Francisco Vaz Filho e término na Rua N do mesmo loteamento.

Rua Eng. José dos Santos

Texto/matéria: Silvia Gustavo/Memorial Fontes:
  • Cadastro de vereador SISCAM
  • foto 1 - arquivo próprio da Câmara Municipal
  • fotos 2, 3 e 4 - Jornal O Imparcial 19/08/2001.
  • foto 5 - via pública Google maps
  • Jornal O Imparcial - coluna "Seu nome está na rua" - edição 218, de 19/08/2001 - Samuel Brasil Bueno.
  • http://www.cdcc.usp.br/cda/producao/2015/Revista-Comercio-Industria-Julho-2015.pdf
   




Publicado em: 24 de maio de 2018

Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias do Memorial

Outras Notícias

Fique por dentro


Datas comemorativas do mês de agosto

31 de julho de 2020

Calendário Municipal de Eventos - Agosto/2020   Lei Data Evento Autoria Data comemorativa 6582 20/06/2007 Semana Rodolfo Telarolli - Araraquara em Debate Edna Martins agosto 7279 07/07/2010 Festival do Pastel & Caldo de...


Calendário municipal do mês: Julho

01 de julho de 2020

A cidade de Araraquara tem datas comemorativas importantes para serem lembradas, pois homenageiam profissões, classes e assuntos relevantes. O Memorial da Câmara Municipal relembra essas datas:  Lei Data Assunto Autoria Data comemorativa 6419 25/05/2006...


Calendário municipal do mês de junho

01 de junho de 2020

A cidade de Araraquara tem datas comemorativas importantes para serem lembradas, pois homenageiam profissões, classes e assuntos relevantes. O Memorial da Câmara Municipal relembra essas datas:    Lei Data Assunto Autoria Data comemorativa 4837 10/06...


Memória: Bandeira de Araraquara

29 de maio de 2020

O Memorial da Câmara Municipal, na semana em que comemoramos o Dia da Bandeira de Araraquara, 30 de maio, com a intenção de preservar o resgate histórico, relembra um pouco da história do símbolo, apresentando suas origens e significados. A data foi instituída através da Lei Municipal nº 8703, em...


Memória: Juventude Constitucionalista

22 de maio de 2020

O Memorial da Câmara Municipal, na semana em que comemoramos o Dia da Juventude Constitucionalista, 23 de maio, com a intenção de preservar o resgate histórico, disponibiliza o histórico Álbum Paulista, uma publicação da época, que traz ilustrações de emblemas, medalhas, distintivos, símbolos, se...


Memória: Museu Histórico

15 de maio de 2020

O Memorial da Câmara Municipal relembra que dia 18 de maio é o Dia Nacional dos Museus, mês em que se comemora em nosso município a Semana dos Museus. O primeiro museu no município é o Museu Histórico "Voluntários da Pátria".   Contexto histórico Foi na gestão do então prefeito Pereira Lima,...